domingo, 16 de maio de 2010

Tim Burton's Alice in the Wonderland

Finalmente assisti o filme! E em 3D! \o/

Tá, tá... O 3D não fez muita diferença nesse caso, mas...

Em primeiro lugar, muita gente está fazendo confusão por causa do nome do filme. Apesar de se chamar "Alice no País das Maravilhas", o filme de Tim Burton é uma espécie de continuação das duas obras de Lewis Carrol (Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho). Afinal, nem Tim Burton e Jhonny Depp juntos fumam tanto tempero de miojo estragado quanto o Lewis Carrol - Filmar a história original jamais teria a mesma graça de ler os livros :P

Mesmo assim, eu gostei da versão adulta da Alice. Pelo que falam as edições comentadas dos livros, era nessa Alice - determinada e destemida - que o autor da história queria que a menina Alice (sim, ela existiu de verdade) se tornasse. Não sei que fim a verdadeira Alice teve, mas Tim Burton soube mostrar o desabrochar de uma menina em mulher muito bem!


Se você não se importa com romances, odeia amores impossíveis e acha um absurdo esse povo que chora por qualquer amor impossível, essa resenha termina aqui. Agora, se você também é uma "Defender of the Deep Love", leia este tópico da MariMay no orkut e depois continue abaixo:

- Chapeleiro ♥ Alice (este link vai direcioná-lo ao orkut)




E quanto ao Chapeleiro e Alice, a Mari tem toda a razão. Ficou muito fofo como trabalharam um romance discreto entre os dois. O Chapeleiro esperando por anos a Alice voltar e o único capaz de reconhecê-la. Alice negando seu destino e enfrentando a Rainha Vermalha para salvar o Chapeleiro. As conversas sobre loucura das dois, e uma das despedidas mais lindas que já assisti no cinema.

Mas é claro que a cena mais fofa é quando Alice salva o Chapeleiro da Rainha Vermelha, e ele diz que é uma pena que eles nunca se encontram com ela no tamanho certo (no início eles se encontram com a Alice encolhida, e nessa cena ela está maior que o normal). Depois dessa fala, impossível dizer que Tim Burton não quis insinuar um romance aí.

Antes de virem as reclamações de pedofilia, de estragar a obra original, etc. : Lembrem-se que Alice tem 20 anos no filme e os personagens do País das Maravilhas não envelhecem. Além do mais, é só uma continuação criada livremente, e o "romance" entre os dois é platônico, baseado na confiança e carinho. Quem se escandalizar com isso, aconselho não ler as versões comentadas de "Alice no País das Maravilhas" e "Alice através do Espelho".

;)

2 comentários:

  1. Eu também vi o filme e fiquei pensando comigo na poltrona do cinema "Será que eu sou alucinada por romances?! >.>' OU o Tim Burtom REALMENTE quis dar a entender que a Alice e o Chapeleiro se gostam, nem que seja só um pouquinho?! '-' " Porque quando eu fui ver eu nem sabia desse boato de que no filme ele deu a entender esse romance. Pra mim o Chapeleiro da minha imaginação era um, mais ou menos jovem [porque eu li o livro! E é lindo por sinal! *--* Amo amo amo Alice!] e o velhinho lá da Disney... Mas o Chapeleiro do Johnny Depp é adorável, apaixonante, sensível, gentil, é tocante a atuação dele! De verdade! Acho que se ele não conseguisse colocar tanto sentimento no personagem dele o filme não teria tido a intensidade que teve! O amor entre ele e a Alice foi notado nas pequenas coisas, foi puro, mas foi tão bonitinho, que na hora que ele pediu pra ela não ir, eu me senti tão triste por ele! Esperei até o último minuto ela dizer que ficava =/... Foi quase um Déjà vu da cena de despedida do Sasuke e da Sakura... ¬¬' Que é muito linda, na minha opinião! *--* Enfim, o filme me agradou muito [apesar de eu ser suspeita pra falar, porque eu amo Alice]! Gostei muito do seu post também! Você sempre aborda temas muito interessantes, parabéns! Seu blog é fantástico! Continue assim! =]

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seus post, Bastet!

    Agora vou te contar uma coisa que eu vi essa semana...

    Eu estava na livraria e do meu lado tinha uma senhora conversando com o vendedor. Ela estava escolhendo o livro "O Ladrão de Raios" e comentou que o neto dela tinha gostado muito do filme e queria ler os livros...

    Ela estava perguntando para o vendedor se os livros eram bons, porque ela tinha dito que filmes às vezes ficam muito diferentes dos livros e tal... Aí ela comentou sobre Alice, falou que a história é belíssima mas que um conhecido dela assistiu o filme e ficou chocado (palavras dela XD) porque, segundo esse conhecido dela, o filme estragou a obra original, que a história que Tim Burton recriou foi uma falta de respeito para com os fãs de Alice, etc, e que por isso nem iria assistir e começou a falar algo do tipo que esse mundo está perdido (por causa das sutis insinuações do Chapeleiro e Alice)...

    Tadinho do vendedor, ele ficou todo assustado porque a senhora tinha falado muito mal do filme e ele disse que estava pensando em levar os filhos dele para assistir fim de semana... Aí quando ela foi no caixa ele puxou papo comigo, falando que ela já era a segunda pessoa que tinha falado isso pra ele... Daí eu falei com ele que eu tinha assistido e que eu achei o filme muito lindo. Mas falei pra ele que se ele fosse assistir era para ter em mente que ele veria Alice contado de uma forma muito mais moderna e disse que talvez por isso os fãs tão hardcore não iriam gostar, mas que não era nada assustador e desrespeitoso com a história original como a velhinha estava falando. XD

    Aí ele ficou mais aliviado e falou que acha muito chato esse pessoal que nem assiste um filme ou lê um livro e já fica criticando a obra sem antes conhecer direito...

    Fiquei até pê com a velhinha... Poxa, eu tinha assistido no dia anterior e eu estava encantada e ela, que nem assistiu e só ficou sabendo "por alto", tava falando mal do filme por aí... Aí olha a impressão das pessoas que não assistiram... :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...