quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escrevendo uma Boa Cena de Ação

Muitas vezes, enquanto estava publicando fics ainda não terminadas, uma das maiores vilãs, responsáveis pelo atraso na atualização de capítulos, eram as cenas de ação. Conversando com outros ficwriters, descobri que este problema não era só meu. Escrever uma cena de ação realmente boa, capaz de empolgar os leitores é um desafio para muitos.

Felizmente, passeando pelo Google, achei um artigo super valioso para aqueles que sofrem do mesmo trauma quando precisam colocar seus personagens preferidos em ação. O texto abaixo foi traduzido do inglês por mim a partir do original, publicado no site Moki’s Blog.

*A Mokibobolink, autora do blog, é uma ficwriter americana, que escreve fics principalmente de NCIS, Supernatural e Harry Potter.

Escrevendo uma Boa Cena de Ação
por: Mokibobolink (texto original)
tradução: BastetAzazis

Eu me lembro da primeira vez que alguém comentou numa das minhas fics e disse o quanto tinha gostado da ação na minha história. Eu me senti como se estivesse olhando sobre meu ombro e procurando para quem era aquele comentário, porque certamente não podia ser para mim. Nem preciso dizer que escrever cenas de ação nem sempre foi um dos meus pontos fortes. Mas depois de escrever algumas histórias cheias de ação, foi ficando um pouco mais fácil. Aqui vai algumas das minhas dicas para escrever uma boa cena de luta com armas de fogo, socos, etc.



Assista cenas de ação 

Sim, isso parece óbvio, mas quando eu digo assista, eu estou falando sério. Você tem que prestar atenção ao que está acontecendo na tela. Geralmente tudo acontece muito rápido, então você tem que pausar e voltar a cena lentamente, e quando você faz isso, você vê exatamente o que está acontecendo. Uma vez que você tenha assistido a cena, você pode descrevê-la, e se você pode descrever a ação, você pode começar a pensar em uma cena sua.

Leia cenas de ação

Veja bem, não estou aconselhando as pessoas a sair por aí e começar a roubar o trabalho dos outros. Estou falando de ler como outros autores descreveram uma sequencia de ação para que você pegue o jeito da coisa. Especialmente se ler esta cena o faz senti-la acontecer – como se você estivesse assistindo tudo o que está acontecendo. Cada movimento está detalhadamente descrito, ou apenas alguns? Tem alguma emoção descrita junto com a ação ou não? Perceber coisas assim vai ajudá-lo a escrever suas próprias cenas.

Levante da cadeira

Uma cena que tenho orgulho de ter escrito é uma cena da minha fic de NCIS chamada “Silent Night”. Eu sabia o que era necessário para ser uma batalha emocionante e, francamente, estava bastante intimidada antes de começar. Tinha uma vaga idéia na cabeça do que eu queria que acontecesse, mas não conseguia descrever os detalhes. Então, numa hora, levantei da cadeira e comecei a agir. Com certeza, se alguém estivesse me olhando pela janela (não é uma tarefa fácil, já que moro no terceiro andar, ainda bem!) acharia tudo aquilo muito estranho. Eu dei socos no ar, caí no chão, chutei um oponente imaginário; basicamente, eu me enfiei na luta. Quando tudo estava escrito, acabei aprendendo um monte. E também ganhei um monte de reviews positivas sobre a luta quando postei este capítulo.

Tome aulas de kick-boxing, auto-defesa, cursos de armas de fogo, etc.
Ok, eu ainda não fiz nada disso, mas é algo que morro de vontade de fazer. Desde a primeira vez que vi a Buffy chutando bundas poderosos vampiros que quero aprender a lutar. Sou baixinha, por isso tenho certeza que se algum vampiro me visse ia cair na risada, mas ainda quero fazer isso. Também acho que assim que aprender como fazer estes movimentos, especialmente praticando-os com um colega, vou ter uma visão melhor de como escrever uma luta.

Sempre ouvi que as pessoas devem escrever o que sabem e não há dúvidas de que as palavras vem com mais facilidade quando descrevemos algo que já experimentamos. Isso não significa que eu tenho que sair procurando demônios para lutar ou capturar bandidos, mas cada habilidade extra que eu aprendo vai me ajudar a escrever. Depois de visitar um campo de tiro e aprender sobre segurança com armas de fogo e como atirar, eu percebi na hora como era mais fácil escrever cenas envolvendo estas armas.


E quanto a você? O que você faz para escrever uma boa cena de ação?

Um comentário:

  1. Adoro suas postagens 8D

    Olha muito legal todas as dicas. Só a última de entrar na aula de praticar lutas, artes marciais e etc, que eu acho que fica pra quem pode mesmo. É uma dica boa também, mas não viável pra todos. Mas caso eu fosse uma escritora com projeto "grande" a ser publicado, acho que eu ao menos uma pesquisa de campo eu faria pessoalmente. Mesmo não tomando aulas com frequência.

    Mas então, eu também atraso histórias por causa das cenas de ação. Ahuhauhuahauhauhaa. Que vergonha, Milla, que vergonha. Meu principal pretexto é a preguiça mesmo. Eu morro de preguiça tanto de ler, como de escrever cenas de ação. Geralmente (não todas) as cenas de ação eu leio num passo mais corrido. O que é um pecado, porque aposto que o autor deu muito de si pra fazer a dinâmica funcionar de maneira que o leitor acompanhe o passo da narrativa. Mas isso é relativo também.
    Eu acho que em cenas de ação o que conta mais é movimento, a descrição da ação, envolta com as emoções entre os personagens na hora. E sincronizar isso tudo de um jeito que fique completo, sem cansar, completinho... Aiaiai, só pros bons. Ahahahahahaha.

    Eu não sou boa mesmo nisso, e deveria começar a treinar mais, arriscar, porque adiar não vai resolver meu problema. Mas quando preciso encarar mesmo, eu preciso de trilha sonora. HAHAHAHAHA, cada um tem sua mania, né? Trilha sonora de filme, até de anime mesmo, dependendo se a OST for boa. Aquelas músicas de ação, tensão, guerra. Daí fecho os olhos e a cena vem facinha na minha cabeça.
    Depois o difícil é tentar traduzir ela para as palavras né.

    Eu tento... Mas não muito. Me animou esse post seu, quem sabe retomo algumas coisas atrasadas aqui xD

    Abraço, Bastet! \o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...