sábado, 21 de maio de 2011

O pesadelo chamado Mary Sue

A décima regra do post “10 Regras de Etiqueta Para Quem Quer Escrever Fanfiction” chamou atenção para o personagem que nunca deve participar da sua fic, sob o risco afugentar leitores: a famigerada “Mary Sue”.

Segundo a Wikipédia, Mary Sue (ou Gari Stu, na versão masculina) é definida como “o arquétipo para personagem perfeita, altamente idealizada”.

"Tá, e daí? O que é uma personagem altamente idealizada? Por que eu devo evitá-la? Por que os leitores de fics não gostam dela?"

Se você não é capaz de responder estas perguntas ou nunca ouviu falar de “Mary Sue”, está correndo o sério risco de ter suas fanfics infestadas com este terror dos OCs (Original Characters, Personagens Originais). Para vocês terem uma idéia, alguns leitores a odeiam tanto que dificilmente lêem uma fic com personagens originais por temerem se tratar de uma Mary Sue. Portanto, preste atenção e dê uma olhada no post abaixo antes de terminar de escrever aquela cena onde sua personagem original salva o mundo, conquista o menino mais bonito da escola, e ainda ganha o prêmio Nobel por uma descoberta revolucionária da ciência... 

 Quem é a Mary Sue?


Mary Sue é geralmente definida como um personagem exageradamente perfeito, ou seja, ela é tão boa em tudo que chega a ser irritante. Ela lembra uma mistura de todos os personagens protagonistas / heróis, num personagem só. Ou seja... um "God Mode" dos vídeos games.

Muitos dizem que a Mary Sue é a própria autora (ou autor, para Gari Stu) idealizada na sua história favorita, interagindo com seus personagens favoritos. Bom, até aí, tudo bem. Todo mundo tem o direito de sonhar em ser super linda, poderosa e inteligente, conquistar o gatíssimo personagem principal e ser feliz para sempre no seu mundinho perfeito. O problema começa quando você escreve tudo isso aí e publica para outras pessoas lerem, querendo que elas achem tudo lindo e maravilhoso como é para você. 


E por que os leitores de fanfics odeiam Mary Sue?

Quem lê uma fanfiction está procurando uma extensão do seu fandom favorito, não um texto absurdo, com um personagem desconhecido que aparece de repente na história, e rouba todas as cenas. Personagens originais não são proibidos em fics, mas a característica principal das fanfictions é ser um texto a mais sobre os personagens que realmente fazem parte de um fandom. Por exemplo, o Professor Snape pode ter uma irmã bruxa numa fic, mas as pessoas interessadas em ler essa fic querem ler sobre o Snape, não sobre uma irmã que nunca existiu nos livros da J.K.Rowling. Além disso, fãs também querem ler boas histórias. E bem, uma Mary Sue não é capaz de protagonizar uma boa história...
"Ah, mas eu não me importo com os outros leitores. Eu escrevo fics para me divertir, não para ganhar reviews."

Ok. Você tem todo o direito de escrever o que quiser. Mas se você não quer que outras pessoas leiam, não publique. Os leitores de fics agradecem! 




Como reconhecer uma Mary Sue?

Já que usei o fandom de Harry Potter no exemplo acima, vamos continuar com ele. A Lilu Snape  escreveu um texto muito bom, dando um exemplo de Mary Sue numa fic de HP.

MARY SUE - O ATAQUE DAS SUPERPODEROSAS
Mary Sue é a bruxa de 15, 16 anos que aparece em Hogwarts por razão nenhuma, geralmente transferida de uma outra escola e que, mesmo sem nunca ter sido conhecida por ninguém, começa a andar com os personagens principais como se sempre tivesse sido parte da turma. Mary Sue é sempre muito prestativa e ajuda a todos, mesmo que isso lhe cause conseqüências.

Ela é linda, extrovertida, tem um bom papo, a voz de um anjo, sabe tocar harpa, piano, flauta e quem sabe até banjo. Suas notas são tão boas ou melhores que as de Hermione, mesmo que ela não passe o tempo todo se preocupando em estudar. Mary Sue está na Grifinória e joga para o time de Quadribol e, sem dúvida, é a melhor jogadora, geralmente sendo a artilheira.

Mary Sue é uma duelista fantástica, um Monet em desenhar, uma atriz... e sempre é muito brincalhona. Faz tantos trotes ou mais que os gêmeos Weasley e os Marotos. Sue tem um poder incomum entre os bruxos, seja ele um poder de cura, habilidade de ver/falar com os mortos, falar com cobras, fazer magia sem as mãos, ou até tudo isso junto.

Mary Sue esconde um segredo, ou algo sobre ela será revelado em alguma parte da fanfiction. Ela pode ser filha de Voldemort ou Snape, ou ainda ser uma irmã gêmea perdida de Harry. Irmã mais velha, ou adotiva, do Draco, prima do Rony, neta de Dumbledore ou até mesmo descendente de um dos fundadores das casas, nesse caso, geralmente Griffindor ou Slytherin.

Infalivelmente, cedo ou tarde Mary Sue terminará de lábios colados com o personagem alvo (geralmente o favorito do autor, sendo ele Harry, Rony Draco, etc).

No final da história, Mary Sue terá uma morte dramática, geralmente salvando alguém e/ou derrotando Voldemort. Sua morte será seguida por lamentos de todos na história, e gritos de viva do leitor, que a essa altura estará de saco cheio da fic.

Contudo, para o desespero do leitor, invariavelmente será escrita uma seqüência em que Mary Sue voltará à vida, por mais absurda que seja a razão, e sua saga de atos perfeito e dignos de admiração e inveja (aos olhos do autor, é claro...) continuarão.
Provavelmente, você já leu muitas fics onde algumas das situações acima acontecem. Todo autor acaba esbarrando num ou dois pontos que definem uma Mary Sue quando escreve personagens originais. A questão é saber balancear. Nada errado em colocarmos na história uma bruxa tão inteligente quanto Hermione. Mas veja bem, para ter sempre notas altas, Mione vivia estudando e fazendo seus deveres; se sua personagem fizer o mesmo, não terá tempo para aprontar traquinagens com os gêmeos Weasley e ainda treinar Quadribol com o Harry.

Embora a maioria das definições se refiram a Mary Sue como uma personagem original, há exceções. Alguns autores têm uma visão tão idealizadas (e até um pouco errôneas) de seus personagens favoritos, que já vi fics onde o Snape, por exemplo, é um perfeito Gari Stu. Até o cabelo seboso e o narigão famosos do mestre de Poções viraram exemplo de beleza. Cuidado... Fãs do Snape gostam do professor de Poções criado por J.K.Rowling. Mudar suas características e transformá-lo num super-herói perfeito só irá afugentar os fãs; como eu, que fechei a página da fic antes mesmo de terminar o primeiro capítulo!


Evitando criar uma Mary Sue

Se você for no Google e digitar “Mary Sue test” vai encontrar vários testes e questionários para ajudá-lo a identificar um personagem Mary Sue. São testes longos e cansativos, e na minha opinião, é mais importante não cair nas armadilhas que geram um personagem Mary Sue antes de começar a escrever a fic, e nem precisar a recorrer a um teste desses. Considere as evidências abaixo como pontos de devem ser utilizados com muito cuidado na fic, alguns deles podem render excelentes personagens. O que torna a Mary Sue um personagem tão ruim, é que ela possui todos estes itens ao mesmo tempo.

Nome do Personagem:

1) A Mary Sue tem o mesmo nome, sobrenome ou apelido do autor da fic.

2) O nome da Mary Sue é uma palavra que normalmente não é um nome próprio. Por exemplo: Angel, Moon, Chaos, etc.

Não se coloque na história
Esse é um dos maiores indicadores que sua personagem talvez seja uma Mary Sue. Como disse lá em cima, muitas vezes queremos nos ver salvando o Harry de Voldmort, conhecendo feitiços inimagináveis e derrotando todos os Comensais da Morte num só golpe. Se este é o caso, guarde seus sonhos para você mesmo e comece a escrever sobre um personagem verossímil, que encante seus leitores. Você pode colocar traços de si mesmo, traços de quem você conhece, mas faça um personagem que não seja você, ou há mais chances de você exagerar nessa brincadeira.

*NOTA: É muito comum ficwriters se presentearem com fics onde seus amigos interagem com os personagens principais. Não tenho a intenção, neste post, de criticar esse tipo de coisa. Eu mesma já ganhei uma fic maravilhosa onde a personagem Bastet é uma Comensal da Morte junto com Snape e tem um caso com Sirius Black. Outro caso comum é um grupo de ficwriters escreverem uma história juntos, onde eles mesmos interagem com os personagens de um determinado fandom. Estes tipos de fics são bem especiais, e geralmente tem a intenção de agradar apenas os ficwriters que fazem parte da história. Mesmo com a inserção de personagens reais, os autores procuram fugir das características de uma Mary Sue, provando que é tudo questão de sensibilidade na hora de escrever.

**NOTA2: Não custa relembrar que a inserção de pessoas reais numa fic chama-se “self-insertion” e é PROIBIDA em muitos sites que hospedam fanfiction. Portanto, lembre-se sempre de respeitar as regras de postagem!


Aparência
 
Personagens perfeitinhos demais geralmente vem acompanhados de descrições exageradas sobre sua aparência. “Olhos azuis mais brilhantes que o céu”, “O cabelo dourado mais lindo que as estrelas” e blá, blá, blá... Além de serem clichê (o leitor já esbarrou com estas frases em mais de um milhão de fics), ninguém descreve uma pessoa deste modo.

É claro que, como sempre, existem exceções. Pode existir alguma situação que faça um narrador descrever seu personagem desta maneira idealizada e inverossímil. Na maioria dos casos é uma paródia, justamente ironizando as Mary Sues que encontramos nas fanfics, e com a intenção de fazer os leitores rirem. Outra razão, que deve ser usada com muita cautela, é quando querermos mostrar o quanto um personagem está apaixonado pela OC que estamos descrevendo. Neste caso, deve ficar bem claro que quem enxerga “os cabelos dourados como o sol” é o personagem cego de amor, e por favor, até mesmo o amor tem limites, né!

1) Uma Mary Sue é descrita como uma personagem muito atraente, sem que ela precise fazer nada para ficar bonita.

2) Logo no início da fic, todos os personagens se apaixonam perdidamente pela Mary Sue.

3) A Mary Sue tem algo incomum na sua aparência, como a cor dos olhos, pele ou cabelos diferente do normal.

4) A Mary Sue se veste de maneira não esperada para sua profissão / ocasião / fandom, etc. Por exemplo, uma bruxa de Hogwarts que vai a uma festa de vestido longo, à moda dos trouxas.

5) A Mary Sue tem um clone, ou uma gêmea idêntica (geralmente malvada).

6) A Mary Sue tem uma marca de nascência, cicatriz (extremamente sexy) ou tatuagem. Está sempre vestida de preto, couro, sobretudo, etc. A Mary Sue perfeita tem tudo isso ao mesmo tempo!

7) A Mary Sue é um híbrido de duas espécies do fandom. Ex: Filha de um bruxo com uma trouxa.

Personalidade
 
A definição da personalidade, características psicológicas e habilidades são pontos cruciais para determinar se seu personagem original é uma Mary Sue. Uma bruxa recém-chegada em Hogwarts pode ser linda, causando os olhares de todos os meninos da escola, mas ser mais poderosa que Dumbledore, por exemplo, já é demais. Outra coisa que não convence é um personagem que toca piano, fala dez línguas, é campeão de judô, karate e natação, joga no time de futebol, basquete e vôlei e ainda por cima acabou de receber uma promoção como melhor funcionário do mês. Ou ainda mais improvável: o cara é médico, advogado e arquiteto! Aliás, por que sua fic tem mais personagens além deste MarySue/GariStu? Ele faz tudo sozinho mesmo!

1) A Mary Sue tem alguma relação com a nobreza. Possivelmente vem de um reino muito longe, ou já esquecido. Ela também pode ser muito rica, de preferência herdeira de uma fortuna incalculável.

2) A Mary Sue é a última sobrevivente da sua família / espécie / linhagem, etc.

3) A Mary Sue sofre de amnésia e não se lembra de nada antes de algum acontecimento da sua vida.

4) A Mary Sue nasceu pobre ou escrava, e venceu todas as dificuldades para melhorar de vida. Provevelmente, ela teve que fugir de casa, deixando sua família para trás.

5) A Mary Sue é muito madura para sua idade. Por exemplo, já trabalha no Ministério da Magia com 17 anos, ou já pode aparatar com apenas 12. A Mary Sue também pode ser alguém com uma educação superior num lugar onde os demais personagens não frequentam a escola.

6) A MAry Sue tem um fiel bichinho de estimação, ou um robô como amigo.

7) A Mary Sue tem poderes extraordinários que não se encaixam no fandom.

How to tell if your character is a Mary Sue
(Image by
Windfalcon)


Dicas Finais

As vezes, é mais fácil reconhecer uma Mary Sue por um conjunto de características. Basicamente, há dois tipos principais de Mary Sue / Gari Stu:

Perfeitinho:  É bonito(a), tira sempre boas notas, tem um ótimo emprego, um namorado(a) maravilhoso(a), e o exemplo de bondade. É impossível encontrar qualquer defeito. Aliás, todos o amam, menos o vilão da história. E claro... O vilão da história é totalmente o oposto: feio, mau, burro, etc. Dois personagens totalmente inverossímeis: perfeito ou imperfeito demais.

Action Girl/Boy: Ao contrário do exemplo acima, sua vida não é tão perfeita. O vilão da história costuma fazer de tudo para arruiná-lo, de modo que, além de tirar ótimas notas na escola, ele(a) precisa trabalhar dois turnos para sustentar os irmãos mais novos, ou para pagar o colégio, ou qualquer outro motivo sofredor (porque o vilão já matou toda sua família). Entretanto, mesmo com todos os seus afazeres, a/o Action Girl/Boy ainda é a/o melhor em tudo o que faz.

Outra característica comum de uma Mary Sue: o personagem principal do fandom (ou o preferido do autor da fic) sofre de amor à primeira vista assim que ela aparece na história. Mary Sues tem esse poder: elas são lindas, perfeitas, poderosas... quem não se apaixonaria por elas no momento que a vissem? Este é o problema, porque quem for ler a fic, quer ler romance, atração, conquista... Com a Mary Sue é muito fácil, basta ela chegar na festas e todos os caras caem babando por ela... 
 
Um exemplo ainda mais grave: Sua Mary Sue é uma nascida trouxa recém-chegada em Hogwarts. Draco Malfoy a vê e, como ela é linda, perfeita, blá, blá, blá... é claro que ele se apaixona por ela – uma sangue-ruim!!! – imediatamente. Acho que não, né? Mary Sues que tem o poder de descaracterizar um personagem são as mais odiadas do universo das fics.

Concluindo, uma maneira simples de reconhecer uma Mary Sue é sua total falta de defeitos. A Mary Sue é perfeita: alegre, espontânea, estudiosa, educada, corajosa, etc. Uma personagem original verossímil tem suas qualidades, mas pode ser tímida, ou introvertida, ou desastrada, ou cabeça-quente. Resumindo, deve ser o mais parecido com uma pessoa real, não como uma entidade perfeita.

Sparklypoo Harry-Sue
Image by LaerZhai




 
Mais links com informações sobre Mary Sue:

Guia Universal de Detecção de Mary Sue – Tradução de um guia encontrado em vários sites sobre o tema, tem uma pontuação que define o quanto seu OC está próximo de uma Mary Sue.

Mary Sue Must Die – post da Lady Laura no blog Fanfics All The Time

The Official Mary Sue Manual  (em inglês)

Mary Sue na Wikipédia  (em inglês)

3 comentários:

  1. Ótimo texto Bastet!
    Particularmente gosto muito de OCs, os bem feitos. Só não concordo quanto a parte de que um OC não deve ser o personagem principal da fanfic. Eu leio/li várias fics em que o personagem principal é um(a) OC, e elas são muito boas, de verdade. Acho que só depende mesmo do autor saber criar, moldar, e encaixar bem o personagem no plot.
    OCs são sempre complicados. Mesmo tendo uma fanfic em andamento, em que um dos personagens é um OC (masculino) admito que fico de pé atrás quando vejo novas fanfics com OCs. O problema é sempre o mesmo: self insertions, perfeição exagerada, os clichês, você não aguenta um capítulo com eles sem querer vomitar.
    Quando decidi fazer uma longfic com um OC fiquei muito receosa. De início, queria que ele fosse apenas um personagem de apoio, de fundo mesmo. Mas só depois de escrever a história, foi que percebi a dimensão das coisas, e que ele se envolvia muito mais do que eu esperava. Tive com medo de os leitores não gostarem, de ter aquela rejeição etc. MAS... Foi bem o contrário, LOL. Meus leitores gostam muito dele, sentem falta quando ele não aparece, etc. E fico surpresa, porque nunca esperei essa reação. Embora me sinta bem satisfeita, porque realmente vivo atenta a respeito dele na história, e tento SEMPRE deixar tudo correr da forma mais natural possível.
    Tive que ter muito cuidado pra pensar na personalidade dele para fazê-lo soar o mais real possível. Ele é longe de ser perfeito, tem seus defeitos, dificuldades, problemas, e acho que de certa maneira, isso que dá o charme em QUALQUER personagem. Se uma personagem não tem fraquezas, não entendo o motivo de contar uma história sobre alguém que já nasceu perfeito. Sério, qual o desenvolvimento que isso vai ter? A pessoa já tem o que quer, quando quer, não precisa levantar um dedo pra absolutamete nada. Ok, que bom pra você. Mas cadê a emoção? A sensação de realização, quando o personagem alcança o que quer. Não tem ápice, é o mundo cor de rosa o tempo todo ali. Isso não funciona em literatura.
    E mesmo gostando de OCs, não dá pra negar que os sites são infestados de OCs ruins. Acho que a principal ideia que surge na cabeça das pessoas, é de que se um OC não for perfeito, o mais forte, o mais lindo, ele não vai ser aceito pelos leitores, e, nem pelo próprio autor. Quem não quer ser dono de um personagem tão maravilhoso, que todos puxem seu saco, o amem, o venerem?Aí que se enganam. Começam errado, e a única coisa que ganham é o total desprezo do leitor.
    Acho que OCs são ótimos pra quem tem a intenção de um dia escrever originais, porque na fanfic você pode experimentar, treinar argumentação, a contrução de um personagem e a maneira como ele interage no contexto. Mas não deixemos a sensatez de lado. Seja o OC bonito, rico, inteligente, o diabo; a vida dele NÃO é linda 365 dias. Ele sofre, enfrenta dificuldades, ele é punido, tem defeitos, suas más ações tem reações (e isso precisa ser refletido nos outros e na história)
    Acho importante criar um background pro OC. Não gosto de OCs que simplesmente pipocam do nada, se tornam fixos no plot, mas a procedência do cidadão permanece nula. Dar história pro OC, acho que ajuda deixá-lo mais real, faz o leitor acreditar mais nele, nos motivos dele. Mas o povo erra a mão no drama. Exagera. Ou pelo contrário, faz do passsado do personagem o prenúncio do novo messias. Eu gosto de uma mão de drama, mas gente, principalmente se sua história acontece num cenário real - não fantasia -, não coloquem dramas pesados demais, do tipo que ofusquem os próprios personagens do fandom. Por mim, o OC pode ter seu passado angst, mas tudo na medida certa.

    Adorei o post Bastet!
    Continue postando mais sobre fanfics, pra elucidar esse pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Wow!!!! Vlw pelo comentário, Milla!

    Humm... Acho que me expressei mal se vc entendeu que disse que um OC não pode ser o personagem principal da fic. Tenho várias fics onde o personagem principal é OC. O problema é quando o autor acha que para ser o protagonista, o OC tem que ser perfeito, herói, fodão, etc... e acaba criando uma MarySue / GariStu, sem dar espaço para os demais personagens do fandom.

    No mais, seus comentários foram ótimos para dar uma idéia de como é complicado criar um OC, e do cuidado que um ficwriter tem que ter para não cair nos clichês.

    Bjin

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bastet! Então, seu artigo está realmente bom. É uma coisa que está me ajudando bastante agora, que estou escrevendo uma história original.
    Em fim. Eu tive uma ideia sobre um outro artigo que você pode fazer: como criar bons personagens. É uma coisa meio complicada, mas, eu acho que você tem capacidade pra fazê-lo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...