terça-feira, 5 de julho de 2011

Gen Pés Descalços

Gen Pés Descalços #1 - O Nascimento de Gen, o trigo verde

Autor:Keiji Nakazawa

Editora: Conrad

280 páginas

Sinopse: Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen, em japonês) é uma história autobiográfica. Seu autor, Keiji Nakazawa, tinha 7 anos quando a bomba atômica atingiu Hiroshima, cidade onde morava com a família. É um relato comovente da difícil vida de uma família japonesa, vítima da bomba atômica, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Transmitir a experiência da guerra, principalmente do sofrimento causado pela bomba atômica, para uma geração que não a conhece, ainda é um desafio complexo. Nesse sentido, Gen Pés Descalços cumpre perfeitamente essa missão ao trazer, para crianças e adultos de todos os lugares, um retrato honesto de emoções e experiências vivenciadas durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Informações sobre o livro no Skoob.


Só lendo a sinopse já dá para imaginar que eu chorei muito com esse mangá. Mas não chega a ser um Dorama (eu acho, Cassi e Quel que são as especialistas em tipos de mangás), existem vários momentos engraçados também, que aliviam o clima tenso de guerra em que começa a história. Os traços também não são tão perfeitos como em Vagabond, por exemplo, contribuindo para a leveza num enredo com tema tão pesado.

O mangá começa com Gen e sua família tentando sobreviver à escassez que a guerra deixou o Japão, ainda antes do lançamento da bomba atômica. Como Gen tem vários irmãos, podemos ter uma idéia de como várias gerações sofreram e/ou enxergavam a guerra a sua maneira. Desde os mais novos, que sofriam com a fome sem entender o que estava acontecendo, as crianças que eram obrigadas a deixar a família para trabalhar nas lavouras que produziam comida apenas para os soldados e os jovens que se sentiam obrigados a se alistar, até mesmo para missões suicidas. Felizmente para Gen, sua família era muito unida, e é das cenas entre seus pais e irmãos que surgiram muitas lágrimas - de emoção e alegria quando um dava força ao outro, e de muita tristeza quando, no final, vemos os estragos e o sofrimento que a bomba atômica causou em Hiroshima. Gen e sua mãe praticamente assistem à morte dos demais, sem poder fazer nada, e para o próximo volume, aguardamos como os dois conseguirão sobreviver com os efeitos da radiação, sem casa ou família, e ainda enfrentando o preconceito dos demais japoneses contra os sobreviventes (contaminados) da bomba.

Só pelo fato histórico do mangá, de ter sido o primeiro a ser publicado em outros países, Gen Pés Descalços já deveria ser considerado literatura obrigatória. A idéia de mostrar as consequências da guerra e, principalmente, da bomba atômica entre os sobreviventes de Hiroshima também não é um enredo que encontramos facilmente, mas muito interessante. Junte a isso uma história emocionante, que nos faz gargalhar num instante e, no quadro seguinte, derramar litros de lágrimas. 

O único ponto negativo: esperar mais um mês até a Conrad lançar o próximo volume! ;)


PS: Segundo a editora, a periodicidade do mangá será trimestral. Você pode encontrar o mangá aqui: http://www.lojaconrad.com.br/

XD

Um comentário:

  1. Esse mangá realmente parece ser muito interessante, eu gosto de histórias que retratam as Guerras Mundiais e, nesse caso, as consequências que o Japão sofreu. Quero muito lê-lo só que minha situação financeira ultimamente não está das melhores. ^^' Mas pra uma história dessas eu dou um jeito!

    Obrigada pela dica, Bastet-sama!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...